Artigos científicos, ativismo e conscientização na preservação e manutenção do meio ambiente e das espécies em seus habitats naturais para o equilíbrio dos ecossistemas.
Scientific articles, activism and awareness in the preservation and maintenance of the environment and species in their natural habitats for the balance of ecosystems.
A Bióloga norte-americana Lynn Margulis, conhecida por seus trabalhos sobre a origem e evolução das células, e considerada uma autoridade em biologia evolutiva, morreu aos 73 anos em sua casa em Amherst, no estado de Massachusetts, nos EUA.
Margulis, segundo um comunicado divulgado nesta quarta-feira (23) pela Universidade de Massachusetts, onde deu aulas, morreu em sua casa na terça-feira em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu recentemente. A cientista ficou conhecida por sua teoria da simbiogênese, que desafia as teorias neodarwinistas com o argumento que as variações herdadas não se devem a mutações ao acaso, mas à interação entre os organismos em longo prazo. Margulis foi casada com o astrônomo Carl Sagan, um divulgador da ciência que ganhou fama mundial com seu programa de televisão "Cosmos", falecido em 1996, e era mãe do poeta Dorion Sagan, que colaborou com ela em diversas publicações.
Imagens raras de algumas espécies extintas, como o Tilacino (Thylacinus cynocephalus), o marsupial Tigre/Lobo-da-Tasmânia , na sua maior parte exterminados em consequência das atividades humanas em seus habitats e por fazendeiros/ criadores na Oceania (Austrália/Nova Guiné) incentivados pelo governo da época.
O último Tilacino (imagem abaixo) morreu em um zoológico da década de 1930.
Imagem, colono posando para retrato junto de sua vítima (extermínio autorizado pelo governo).
Assista o vídeo e reflita sobre as ações da humanidade em relação às outras espécies no passado, presente e futuro...
Um de milhares exemplos atuais, é o desmatamento das florestas tropicais na Indonésia para dar lugar às plantações de Palmeiras para extração de óleo de palma, a rara espécie de Tigre-de-Sumatra está quase extinta, juntamente com outras espécies de Orangotangos e o Rinoceronte Asiático.
No Brasil a lista também é grande, e os motivos são vários, biopirataria, caça, extrativismo desenfreado de recursos minerais, desmatamento, poluição, expansão demográfica, entre outras coisas...
No Rio Amazonas, pescadores estão assassinando nossos golfinhos de águas continentais, os Botos-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), para servirem de iscas para capturar uma espécie de Bagre carniceiro, a Piracatinga (Calophysus macropterus). Fatores indicam que o nosso Boto-cor-de-rosa, poderá ter o mesmo destino do Golfinho de Baiji (Lipotes vexillifer), o primeiro cetáceo fluvial considerado extinto no mundo (proveniente do rio Yangtze na China).
Estudos indicam que dois terços dos animais em seus habitats naturais podem ser extintos até 2020 (veja abaixo o link Deutsche Welle) !