terça-feira, 7 de agosto de 2018

Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Biodiversidade, Desmatamento, Energia, Mudanças Climáticas, Pantanal, Política, Povos Indígenas, Resíduos Sólidos, Trabalho Escravo, Unidades de Conservação
Ano 18
07/08/2018

 

Mudanças Climáticas

 
  País aparece como o terceiro mais impactado em estudo que projetou números futuros de vítimas de problemas de saúde decorrentes de altas temperaturas em 20 nações até 2080. O mais abrangente estudo já feito sobre o impacto de ondas de calor na taxa mortalidade humana traz uma notícia ruim para o Brasil: o país está entre aqueles onde o problema mais deve se agravar à medida que a mudança climática avança - Observatório do Clima, 6/8.
  Pesquisadores dizem que podemos estar próximos a entrar num patamar que nos levará a viver em meio a temperaturas cada vez mais altas e com um nível do mar cada vez mais elevado nos próximos séculos. Mesmo que os países consigam atingir suas metas de redução de emissão de carbono, ainda assim podemos estar em um "caminho sem volta" - BBC Brasil, 7/8.
  
 

Povos Indígenas

 
  A Justiça Federal reafirmou, em nova decisão referente à ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, o caráter vinculante da consulta prévia, livre e informada, nos moldes previstos pela Organização Internacional do Trabalho, para qualquer obra de grandes empreendimentos com potenciais impactos sobre as terras do povo Waimiri Atroari, situadas na divisa entre os estados do Amazonas e de Roraima. Isso significa que esse tipo de empreendimento não demanda apenas a consulta prévia, mas também a necessidade de consentimento expresso daquele povo acerca da medida pretendida pelo Estado - MPF, 6/8.
  A Funai lamenta o falecimento de José Alfredo Oliveira, o Cacique Him Krenak, também apelidado de 'seu' Nego, na última sexta-feira(3). Liderança histórica do movimento indígena e da luta pela terra no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, o Cacique Nego Krenak era uma pessoa muito discreta, extremamente íntegra e trabalhadora – bom pai e esposo. Recebia as pessoas que visitavam a aldeia sempre com muita atenção. Era um grande conciliador político, inclusive entre os Krenak, tendo lutado arduamente pela garantia dos direitos e contra a dispersão do seu povo, desde o período da ditadura militar até acontecimentos mais recentes como o rompimento da Barragem do Fundão - Funai, 6/8.
  
 

Desmatamento

 
  O processo de paz colombiano teve forte impacto nas florestas do país. Os dados mais recentes indicam que a tendência do desmatamento na Colômbia está em alta, fenômeno que se verifica desde a assinatura dos acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, no fim de 2016. Na Amazônia colombiana, o desmatamento dobrou em 2016. É o pior desempenho dos últimos seis anos - Valor Econômico, 7/8, Especial, p.A12.
  
 

Agrotóxicos

 
  Reportagem da TV do Catar vai ao interior do Ceará conversar com agricultores e viúvas de trabalhadores que adoeceram e morreram por causa da exposição aos agrotóxicos. Maria Gerlene dos Santos viu seu marido, Vanderlei Matos da Silva, definhar devido a uma doença renal causada pela exposição aos agrotóxicos. Em 2008, após três anos trabalhando na armazenagem e mistura desses produtos na empresa multinacional Del Monte Fresh, produtora de frutas para exportação em Limoeiro do Norte, na Chapada do Apodi, Ceará, ele morreu. No ano seguinte ela entrou na Justiça, onde o caso chegou à última instância, com a empresa condenada à indenização - Rede Brasil Atual, 4/8
  
 

Amazônia

 
  Na região da Amazônia que compreende o sul do Amazonas, Acre e a fronteira com o Peru e a Bolívia está a maior concentração de bambu do mundo. São cerca de 16 milhões de hectares, com a presença de várias espécies de lenhosos, compondo os chamados tabocais amazônicos. G1, 5/8, Globo Rural.
  
 

Energia

 
  Os moradores da Gleba Mercedes 5, localizada no município de Sinop, Mato Grosso, junto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram uma mobilização, na manhã de sexta feira, dia 3, para reivindicar os direitos das 214 famílias atingidas pelas obras da hidrelétrica Sinop. A um mês de terem suas casas inundadas pelo lago da usina, as famílias denunciam que ainda não foram indenizados justamente - MAB, 4/8.
  
 

Pantanal

 
  "Na semana passada a divulgação de uma carta que encaminhamos ao Presidente da República sobre a ampliação de áreas naturais protegidas no Pantanal gerou muitas reações e controvérsias. Ao analisá-las, concluímos que a maior parte destas vem daqueles que patrocinaram ou participaram das propostas criticadas e se fundamentam em erros de interpretação e extrapolações sem sentido, sem respaldo no conteúdo da carta, na nossa história pessoal, nem em nosso entendimento sobre a urgente necessidade de proteger o Pantanal. Aparentemente, muitos desses críticos sequer leram nossa carta ou a distorcem por má fé", artigo de Maria Teresa Jorge Pádua - O Eco, 6/8.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário