sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A reintrodução de onças na natureza

A soltura de animais de espécies ameaçadas é um importante recurso para a manutenção da vida em seus habitats, desde que o processo de reintrodução passe por todos os protocolos de complexidade cientifica, executada por equipe competente de especialistas. pois parte importante do trabalho começa após serem reintroduzidos, no monitoramento, relatórios periódicos da adaptação de cada indivíduo e intervenção em caso de necessidade.
Em outubro do ano passado ocorreu o assassinato de uma onça- pintada que estava sendo monitorada há alguns anos, e que era objeto de uma importante pesquisa para a preservação e manutenção da espécie.
Além de terem assassinado um extraordinário ser, todo trabalho de pesquisa, investimento de verbas públicas, privadas e fator humano, extinguiram-se quando algum humano ignorante decidiu que a onça devia morrer.
Devido ao fato da onça ter sido localizada num rio, presume-se que ela devia estar bebendo água na marguem quando foi alvejada na cabeça por projétil de arma de fogo, ela foi encontrada com seu rastreador presa ao pescoço, o que indica que quem efetuou o disparo matou por mero prazer (caçadores destroem os rastreadores e escalpelam o animal).
No começo de agosto de 2016, tivemos outra onça assassinada na beira do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul.
Iniciativa do Projeto Onçafari em parceria com o CENAP/ICMBio de reintroduzir dois filhotes de Onça Pintada na natureza foi apresentada pelo Fantástico - O Show da Vida no último domingo.
 Confira abaixo a reportagem de Cláudia Gaigher.
Animais tinham apenas três meses quando foram resgatados em enchente. Projeto…
G1.GLOBO.COM

Para saber mais:
https://www.facebook.com/Projetooncafari/?ref=nf

Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário