quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Novo estudo confirma o risco de extinção do Guepardo

Um estudo sobre o risco de extinção dos Guepardos foi divulgado em Dezembro de 2016, há oito anos atrás (08/12/2008), o "Daily Mail Reporter UK", publicou uma matéria sobre o relatório do "Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP)".
Nesse relatório, foi divulgado a lista de 21 espécies em perigo de extinção, sendo a Cheetah / Guepardo (Acinonyx jubatus), no topo.
Junto com o Guepardo, outras 21 espécies animais começaram a constar no "Tratado da Vida Selvagem da ONU", incluindo três famílias de golfinhos, seis espécies de aves e cães selvagens africanos.
A lista de espécies ameaçadas de extinção, chamada Lista 1, exige maior proteção. A UNEP disse que o cheetah está extinto em 18 países devido à perda do habitat, caça e à falta de um programa eficaz da criação em cativeiro.
O animal, que pode atingir velocidades de até 120 km por hora, sofreu um dramático declínio de 90% no último século.
"Menos de 10.000 adultos agora vivem na África, e uns 50 escassos na Ásia, principalmente em torno do deserto do Kavir no Irã", segundo a organização.
Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, disse:
 "As espécies que migram por países e continentes estão enfrentando obstáculos cada vez maiores devido à perda de habitat, áreas de alimentação para uso insustentável, às ameaças complexas e emergentes das mudanças climáticas. '
"De fato, o mundo está enfrentando atualmente uma sexta onda de extinções principalmente como resultado de impactos humanos.
"É necessária uma ação urgente e acelerada para garantir que um
planeta saudável, produtivo e funcional seja entregue à próxima geração", acrescentou.
A proteção de cães africanos também foi discutida. "Há também menos de 8.000 cães selvagens africanos, uma queda causada pelo conflito com seres humanos e doenças", disse a organização.
"A espécie foi erradicada do oeste e da maior parte da África central."
Já em 2016, conforme o estudo publicado pela ZSL (Sociedade Zoológica de Londres), só no Zimbábue, a população de guepardos sofreu uma queda de 85%, de 1.200 para no máximo 170 animais em 16 anos.
No Irã acredita-se que existam menos de 50 espécimes.
Para saber mais sobre a matéria de Dezembro de 2008:
http://www.dailymail.co.uk/…/Cheetah-latest-animal-species-…
Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.
Estudo britânico afirma que existem apenas 7,1 mil espécimes no meio selvagem e que impacto humano é principal responsável pelo declínio. Especialistas pedem…
DW.COM|POR DEUTSCHE WELLE (WWW.DW.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário