Na imagem abaixo temos uma jovem "Aranha-de-jardim" (Lycosa erythrognatha), também conhecida como Aranha-da-grama, Aranha-lobo e Tarântula.
Assim como outras espécies, se deliberadamente ameaçada, pode ocorrer acidentes com humanos, sua picada causa uma dor localizada, não é necessário uso de "Soro Antiloxoscélico' , nem de tratamento prolongado.
Essa espécie é importante no controle de pragas, podendo chegar até 6 cm, ela é uma ótima caçadora de baratas, escorpiões e até pequenos roedores, é muito comum nos jardins, daí seu nome popular.
Desenho característico, formato de "seta" na parte superior de seu abdome
Imagem Fernando Jack
Muitas são mortas por mera ignorância ou tratadas como "praga" por empresas dedetizadoras, e isso acaba de uma certa forma, desequilibrando o ecossistema¹.
Se encontrar alguma em sua residência, em caso de menor de idade, chame um adulto, para removê-la, peça para algum adulto, a forma mais simples e segura, é utilizar um copo de boca larga e passar uma folha de papel por baixo no chão ou parede e virar o copo para baixo, tampando a boca com o papel, depois solta-la em alguma área verde.
Nas áreas urbanas, pássaros e lagartixas são os principais predadores de aranhas.
Por dois anos estudei o comportamento e hábitos alimentares de um espécime de "Aranha-de-jardim" que uma colega Bióloga havia resgatado e deixado aos meus cuidados, essa experiência resultou na minha simpatia pela espécie e concluí que sua importante função na natureza não é devidamente creditada na literatura popular ou até mesmo em determinados sites / blogs na Internet sobre a Aranha-de-jardim, o que muitas vezes deprecia a espécie e a transforma em praga-urbana²
Em cativeiro, mantendo nas devidas condições, pode passar dos 4 anos de longevidade.
Imagem arquivo pessoal
¹(d1935) eco sistema que inclui os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos; biogeocenose, biossistema, holocenose.
² Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde
Para saber mais:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/jornal/aranhasdejardim.htm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm
http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/especie/aranha-lobo-lycosa-erythrognatha/
Nenhum comentário:
Postar um comentário