quinta-feira, 26 de julho de 2018

Manchetes Socioambientais: O retorno das ariranhas à paisagem baniwa

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Arqueologia, Energia, Infraestrutura, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Resíduos Sólidos, Terras Indígenas, Unidades de Conservação, Violência no Campo, Trabalho Escravo, Desmatamento
Ano 18
26/07/2018

 

Direto do ISA

 
  As ariranhas estão voltando para a paisagem do Rio Negro, no noroeste amazônico, depois de terem sido consideradas extintas na região. O animal, conhecido como lobo-do-rio ou lontra gigante, foi alvo da caça comercial estabelecida durante o século XX em toda Amazônia - Direto do ISA, 26/7.
  
 

Mineração

 
  O general reformado do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) exonerado do cargo em abril, será o novo conselheiro da mineradora de ouro canadense, Belo Sun, no Pará.Contrariando uma lei de 2013, contudo, o ex-presidente da Funai não consultou a Comissão de Ética Pública (CEP) sobre possíveis conflitos entre o cargo que ocupará e a função que ocupava no governo. A informação é do jornal Folha de S.Paulo Ultimo segundo, IG, 25/7; FSP, Poder, 25/7
  
 

Desmatamento

 
  Após sobrevoo, Greenpeace e Cimi apresentaram uma denúncia ao MPF com imagens que comprovam que a destruição é quase quatro vezes maior do que os dados oficiais mostram. As análises evidenciam ainda que o processo de devastação tem se intensificado expressivamente nos últimos anos. A denúncia foi enviada também ao Ministério da Justiça (MJ), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional do Índio (Funai). Cimi, 26/7
  
 

Povos Indígenas

 
  O líder do povo indígena Tikuna, Pedro Inácio Pinheiro, de 74 anos, morreu na noite dessa terça-feira (24), na Fundação Centro de Controle de Oncologia (Fcecon), localizada no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus. Na cidade de São Paulo de Olivença, Pedro é visto como um líder que sempre lutou pelo seu povo e pela demarcação das terras no Amazonas. "Ele era uma liderança importante. Fazia diferença para todos os indígenas que atua no Alto do Solimões. Ele sempre lutou pela demarcação de terras e pela educação. O Pedro Inácio é respeitado pelo povo Tikuna. Um guerreiro muito importante - A Crítica, 25/7.
  O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da unidade em Barra do Garças, garantiu, mediante decisão liminar concedida pela Justiça Federal, o atendimento aos indígenas da etnia Kanelas do Araguaia nas Casas de Saúde do Índio (Casai) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). O atendimento deve ser estabelecido de forma imediata - MPF, 25/7.
  
 

Trabalho Escravo

 
  Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, que tomou posse há duas semanas, foi autuado 24 vezes em fiscalizações do Ministério do Trabalho na sua fazenda; funcionários trabalharam três anos sem carteira assinada e almoçavam próximos ao depósito dos pesticidas - Repórter Brasil, 24/7.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  Os povos indígenas do Mato Grosso vão ganhar mais um aliado na proteção das florestas: a implantação do Programa Global REDD for Early Movers (REM-MT). Promovida pelo governo da Alemanha, com apoio financeiro do Reino Unido, a iniciativa visa à mitigação dos efeitos da mudança do clima por meio da valorização da floresta em pé - Funai, 25/7.
  
 

Arqueologia

 
  Achados arqueológicos menores do que um grão de areia, que só podem ser vistos em um microscópio, reforçam a tese de que a região do Alto Rio Madeira, no Sudeste da Amazônia, foi um importante polo de domesticação de plantas, em tempos remotos. Os resultados dos estudos, publicados nesta quarta-feira (25 de julho), no jornal científico on-line PLOS ONE, demonstram também que as antigas populações já provocavam mudanças na paisagem da floresta naquela época - O Eco, 25/7.
  
 

Energia

 
  O Tribunal de Contas da União estimou que o consumidor brasileiro terá prejuízo de R$ 23 bilhões em 30 anos, ou R$ 774,4 milhões por ano com a substituição da construção da usina hidrelétrica São Luiz de Tapajós por termelétricas. Parado há cerca de 10 anos por afetar terras indígenas, o projeto Tapajós também evitaria a emissão de 6,5 milhões de toneladas de CO2 anuais que seriam gerados por uma termelétrica a gás natural de ciclo combinado, considerada uma das menos poluentes numa comparação com outros combustíveis, como óleo diesel ou carvão - OESP, 25/7, Economia.
  
 

Infraestrutura

 
  O contrato visa atender o Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (chamado de Gesac), que foi criado para oferecer conexão gratuita de internet de banda larga a escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos. Coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social sem acesso à tecnologia - Valor Econômico, 25/7, Brasil.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário