A lagartixa-doméstica-tropical (Hemidactylus mabouia) é uma espécie de lagartixa de pequenas dimensões (de 20 mm a 110 mm), que anda nas paredes das casas, sobretudo quando chove.
A dieta deste animal é variada, inclui espécies como Aranhas, Escorpiões, insetos, em especial Mosquitos, Baratas e espécies Ortóptera (Grilos. Gafanhotos).
Esses pequenos répteis têm uma importante função no nível trófico e na cadeia / teia alimentar, pois se alimentando de outros insetos, vão mantendo o equilíbrio entre espécies em seu ambiente, daí sua importância.
São os melhores agentes naturais no combate aos insetos vetores de doenças como Malária, Febre Amarela, Dengue, Chikungunya, Doença de Chagas, etc.
Antes de pulverizar o ambiente com inseticidas, verifique se há alguma lagartixa e retire-a usando uma folha de caderno em forma de cone, nunca puxe-a pelo rabo, pois esse pode soltar-se de seu corpo, é sua defesa contra predadores.
A lagartixa doméstica não pica, não morde e não tem veneno, se você acha indesejável esses seres no seu convívio, basta manter o ambiente sempre impecavelmente limpo, assim será livre dos insetos citados acima e a lagartixa irá procurar alimento em outro lugar.
Para saber mais:
http://casamaislimpa.com.br/lagartixas-voce-deve-ama-las/
http://diariodebiologia.com/2010/11/lagartixa-de-casa-tem-veneno/
http://zoologia2013.blogspot.com.br/2013/12/lagartixa-domestica-tropical.html
Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário