segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

As substâncias tóxicas dos alimentos e a lista dos 23 alimentos mais perigosos do mundo pela revista Exame.

A lista pode se estender por mais dezenas de minerais, vegetais e animais que podem ser tóxicos aos humanos, lembrando que tudo o que é utilizado ou consumido em excesso pode ser prejudicial para saúde.
Destaco: Castanha de Caju (Anacardium occidentale L.), Mandioca (Manihot esculenta) , Castanha do Pará (Bertholletia excelsa) , amendoim (Arachis Hypogaea)  e Carambola (Averrhoa carambola) , por serem muito consumidos no Brasil.
A Castanha de Caju, quando crua, contém uma substância chamada urushiol, que também é encontrada na hera venenosa. Por isso em grandes quantidades pode ser fatal.
Quando cozidas/assadas, elas passam por um processo cujo o calor elevado quebra as moléculas, eliminando as toxinas, o mesmo processo ocorre com a mandioca.
A mandioca crua tem uma toxina bem poderosa nas suas folhas e raízes, o cianureto de hidrogênio. A intoxicação pode causar desde náuseas e vômito até a morte em duas ou três horas.
A Castanha do Pará e amendoim podem carregar uma substância tóxica: a aflatoxina. A substância é um metabólico do fungo Aspergillus flavus, tóxico para o ser humano e para a maioria dos animais.
Os problemas mais sérios que a aflatoxina pode provocar são: danos nos rins, cirrose, febre, redução da resistência imunológica e câncer no fígado. A castanha é um alimento nutritivo para os homens e para os microorganismos também.
Sua ocorrência é mais freqüente em amendoim do que em outros produtos agrícolas, uma vez que o amendoim é o substrato preferido por esse fungo.
O mau acondicionamento da castanha é a principal forma de propagação do fungo.
A Carambola a tem neurotoxinas que podem afetar o sistema nervoso e o cérebro, além da caramboxina ser péssima para quem tem doenças renais.
Pode ser consumido moderadamente por pessoas que não tem histórico de problemas nos rins..
A falta de higiene no preparo e na conservação de alimentos, também podem causar uma dezena de intoxicações e contaminações por bactérias, como o botulismo.
O botulismo é uma doença potencialmente fatal, que resulta da ação de uma neurotoxina (toxina que afeta os neurônios) derivada da bactéria Clostridium botulinum.
A neurotoxina botulínica é um dos venenos mais letais que conhecemos.
Precisamos estar atentos aos remédios caseiros, e sempre que possível, pesquisar sobre suas matérias primas, para não correr riscos.
O cuidado se estende até ao uso de medicamentos, pois o que difere o remédio do veneno, é a dosagem utilizada...
Observação: Os glicosídeos cianogênicos, precursores do cianeto de hidrogênio que é potencialmente letal quando é processado pelo corpo humano, são encontrados nas sementes de maçãs e no interior carnoso das sementes de ameixas, pêssegos, cerejas, entre outros.
Na natureza, se você observar algum fruto silvestre, cujo no habitat as espécies de mamíferos, pássaros e insetos ignoram propositalmente, pode-se tratar de fruto tóxico.
Para saber mais e fontes:
Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.


Confira o que pode fazer mal para o seu organismo ou até te levar à morte
EXAME.ABRIL.COM.BR

Um comentário:

  1. Olá prof. Ricardo Hisamoto,
    Através de publicações na internet e informações obtidas por minha nutróloga, cheguei a esta publicação referente aos fungos, bactérias e prejuízos sérios à saúde causados pela castanha-do-pará (tbm conhecida como castanha-do-brasil) amendoim e outras oleaginosas.
    Costumo consumir estes alimentos à alguns meses e percebi recentemente sintomas de desajustes como diaréia e marcas na pele, semelhante à alergias.
    Gostaria de saber melhor sobre este estudo. Haveria possibilidade de entrar em contato por telefone ou e-mail?
    Meu e-mail é andre_massay@hotmail.com.

    ResponderExcluir