Bebês recém nascidos devido à sua baixa imunidade, são as maiores vítimas de agentes infecciosos por causa de ambientes contaminados...
Aproximadamente 50% das 7,5 milhões de mortes de crianças no mundo ocorrem nas primeiras 4 semanas após o nascimento, o chamado período neonatal.
O recém-nascido é extremamente suscetível a infecções por um grande número de micro-organismos, sendo que o prematuro apresenta incidência de 5 a 10 vezes maior de adquirir infecção microbiana.
Ambos têm maior incidência de infecções microbianas invasivas as quais, geralmente, apresentam maior severidade, necessitando de diagnóstico e terapia adequados.
Desta forma, crianças apresentam maior morbidade e mortalidade relacionadas a vários patógenos, em especial, aos intracelulares.
Isso ocorre em função da imaturidade imunofisiológica, que resulta de limitações nos mecanismos imunológicos inatos e adaptativos.
Pode-se afirmar que o estudo do sistema imune do recém-nascido é relevante, não apenas do ponto de vista biológico, mas também como forma de identificação de novos métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção a infecções e alergias no recém-nascido e na infância.
Considerando a importância dos aspectos citados, o objetivo do presente estudo é revisar o sistema imune do recém-nascido, destacando-se aspectos fetais e maternos.
Ressaltam-se, desta forma, elementos das imunidades inata e adaptativa neonatais. Além disso, evidencia-se a importância do leite materno, principalmente com relação ao seu papel no contexto citado.
Para saber mais sobre os cuidados dos bebês:
Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.
Problemas de saúde dos recém-nascidos
Neste capítulo:
Um bebé saudável respira facilmente sem luta. Deve amamentar a cada 2 ou 4 horas e acordar por si só quando tem fome ou está molhado. A sua pele deve estar limpa ou ter apenas uma pequena vermelhidão ou erupção que fica limpa em poucos dias. Um bebé que não faz isso pode ter problemas e deve ter ajuda rápida.
Doenças que levam dias ou semanas para matar um adulto podem matar um bebé em poucas horas. |
Infecção
A infecção num recém-nascido pode ser muito perigosa e requer tratamento imediato com antibióticos (ver antibióticos combatem infecções). Dependendo da distância do Centro de Saúde e dos medicamentos que tem, deve procurar ajuda imediata ou iniciar o tratamento – mesmo se estiver perto de obter ajuda.
Sinais de perigo
- Respiração rápida: mais do que 60 respirações por minuto enquanto dorme ou descansa.
retracção subcostal, gemido
adejo nasal
- Lutando para obter ar: retracção subcostal, gemido, adejo nasal enquanto dorme ou descansa.
- Febre, acima de 37.5º C, ou temperatura baixa, menor que 35.5º C.
- Erupção severa com muitas borbulhas ou bolhas. (erupções ligeiras são normais)
- Não mama.
- Raramente desperto ou parece não responder.
- Convulsões–perda de consciência e movimentos bruscos.
Qualquer destes sinais significa que o bebé necessita de tratamento.
Tratamento
Se suspeita de uma infecção que não é grave, dê ampicilina ou amoxicilina, mas se a infecção é grave injecte ampicilina e gentamicina imediatamente e procure ajuda médica. A dose exacta do medicamento depende da idade e do peso do bebé.
O bebé deve começar a melhorar em 2 dias. Se não melhorar, serão necessários antibióticos diferentes para salvar a sua vida.
Injecte os medicamentos no músculo no lado da coxa. |
Os antibióticos em comprimidos podem ser esmagados ou as cápsulas podem ser esvaziadas e misturados com leite materno e dado ao bebé, mas alguns antibióticos devem ser injectados. Isto é feito no músculo da parte lateral da coxa. Para administrar injecções de forma segura ver Medicamentos, testes laboratoriais e tratamentos (em desenvolvimento).
Se a mãe teve febre durante o trabalho de parto, seja mais cuidadoso a procura de sinais de perigo no bebé. Do mesmo modo, o bebé pode as vezes aspirar líquido ao nascer (as águas que têm fragmentos acastanhados ou esverdeados de fezes. Ou a pele do bebé pode estar amarela ao nascer). Isso pode causar infecção nos pulmões nos primeiros dias, por isso esteja preparado para tratar rapidamente este bebé ao primeiro sinal de infecção.
Choro
Deixe-me tomar conta do bebé enquanto você descansa.
Alguns bebés choram mais que os outros. Um bebé que chora muito provavelmente está bem se os outros sinais de saúde estão normais. Verifique se respira normalmente quando não está chorando.
Choro quase constante que piora a noite, é chamado cólica. Deverá melhorar perto dos 3 meses. Isto é geralmente mais duro para a família do que para o bebé. Seja cortês com as novas mães. Faça com que elas tenham o repouso e a ajuda que necessitam.
Se o bebé chora a maior parte do dia, não come, tem febre ou tem problemas para respirar, considere que isto poderá ser um sinal de infecção.
Vómitos
Os bebés bolçam ou arrotam. As vezes é tanto e pode vir pela boca ou nariz. Bolçar leite não é um problema se o bebé mama muitas vezes e ganha peso. Tente segura-lo virado para cima após comer. Um bebé está realmente vomitando se o seu corpo faz força em vez de deitar leite fora.
Segure o bebé sobre o seu ombro ou joelho e gentilmente dê palmadinhas nas costas para que arrote após comer. Isto ajudará a tirar o ar que engoliu enquanto mamava. |
Sinais de perigo
- Vomitar várias vezes e não conseguir manter nada no estômago
- Vómitos de sangue
- Tem sinais de desidratação
Desidratação (pouco líquido no corpo)
Bebés rapidamente ficam desidratados. Nos bebés a desidratação é perigosa.
Causas
| Sinais
|
Desidratação grave pode causar olhos encovados, fontanela deprimida, perda de peso e falta de resposta.
Tratamento
Ao primeiro sinal de desidratação ou se o bebé tem diarreia ou tem tido vómitos, amamente mais vezes. Acorde o bebé para beber pelo menos a cada 2 horas. Pode também dar uma bebida rehidratante (uma receita simples de água com um pouco de sal e açúcar). Dê a bebida rehidratante após dar de mamar. Muito raramente a mãe que amamenta o suficiente mas não produz leite suficiente (clique aqui). Se um bebé desidratado não começa a melhorar em poucas horas, procure ajuda médica para ter líquidos no bebé.
Erupções
Os Recém-nascidos têm erupções, manchas e cores diferentes na pele que não são perigosas e desaparecem por si só. Uma erupção no rabo do bebé é causada pelo facto da pele estar húmida com urina ou fezes. Limpe a área mais vezes. Mude as fraldas e roupas húmidas assim que ficam molhadas ou sujas. Para um bebé mais velho e num dia quente pode deixar o seu rabo sem fralda para curar. O creme de óxido de zinco pode ajudar. Se não curar em poucos dias pode ser uma infecção por fungos. Use nistatina creme.
Se o bebé tem bolhas ou muitas borbulhas, especialmente se o bebé parece doente ou tem febre, pode ser uma infecção. Se não melhoram rapidamente ou se qualquer dos sinais de infecção piora, dê os antibióticos listados aqui.
Icterícia
Olhos ou pele amarelada é chamada icterícia. Para um bebé de cor escura verifique os olhos. A icterícia entre o segundo e o quinto dia após o nascimento não é perigosa. O melhor tratamento é amamentar mais vezes. Isto ajudará o bebé a eliminar a substância que faz os seus olhos amarelos. Acorde-o a cada duas horas para mamar. A luz solar também ajuda. Segure o bebé despido no sol por 15 minutos ou mais, poucas vezes ao dia.
Sinais de perigo
- A icterícia começa imediatamente – nas primeiras 24 horas de vida.
- A icterícia começa mais tarde mas cobre todo corpo.
- O bebé com icterícia está muito sonolento ou não acorda para mamar.
Procure ajuda para qualquer destes sinais.
Os olhos
Muitas mulheres têm clamídia ou gonorreia e não sabem que estão infectadas. Tratamento com antibiótico nos olhos, imediatamente após o nascimento previne problemas dos olhos devido a gonorreia que passou da mãe para o bebé.
Uma pálpebra vermelha, inchada, com sangue ou pus após 5 dias de vida é mais provável que seja uma infecção do olho por clamidia ou gonorreia. Dê eritromicina pela boca misturada com leite materno. A mãe e o pai devem também ser tratados para chamydia e gonorreia. Se a infecção dos olhos não melhora num dia ou dois necessitará de outro antibiótico para evitar cegueira. Procure ajuda.
Os buracos pequenos que permitem que as lágrimas lubrifiquem os olhos podem ficar fechados e os olhos podem ficar pegajosos. Limpe-os com um pano limpo, húmido e morno. Use panos diferentes para cada olho. Isto para evitar que se houver infecção num dos olhos, ela não se espalhe para o outro.
Uma pálpebra vermelha, inchada, com sangue ou pus após 5 dias de vida é provável que seja uma infecção do olho por clamídia ou gonorreia. O tratamento para clamidia é eritromicina por via oral (pela boca) suspensão oral ou os comprimidos esmagados misturados com leite materno e administrados ao bebé. O tratamento da gonorreia é uma injecção de ceftriaxona. Se não puder testar para saber que doença está causando infecção, dê medicamento para as duas. A mãe e o pai devem também ser tratados para chamidia e gonorreia. Ver Infecções e problemas genitais (em desenvolvimento). Se a infecção dos olhos não melhora num dia ou dois necessitará de outro antibiótico para evitar cegueira. Procure ajuda.
Fontanela
A fontanela no topo da cabeça do bebé deve ser plana. A fontanela deprimida ou abaulada são ambos sinal de problemas muito sérios.
Uma fontanela deprimida é sinal de desidratação. Dê mais leite materno e bebida rehidratante. | Uma fontanela abaulada é um sinal de meningite. |
O cordão umbilical
Após cortar o cordão umbilical, deixe o coto. Não o cubra. Mantenha as fraldas e roupas longe. Evite toca-lo, mas se tiver de toca-lo lave primeiro as suas mãos com água e sabão. Se o coto ou o umbigo ficarem sujos ou com sangue seco, limpe com água e sabão e um pano muito limpo.
Se a mãe cobre o coto do cordão com um pano ou banda, tenha a certeza que está limpo, seco e mude de roupa várias vezes por dia.
Mantenha longe do umbigo do bebé – manterá a infecção longe do bebé. |
O coto deve secar e cair em aproximadamente uma semana.
Se a área a volta do cordão fica vermelha ou quente, cheira mal ou drena pus, provavelmente está infectado. Limpe bem e dê amoxicilina ao bebé.
Se o bebé faz caretas, não mama ou parece rígido especialmente se a área a volta do umbigo parece infectada, o bebé pode ter tétano. Isto é uma emergência.
Conteúdo extraído da fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário