quarta-feira, 2 de maio de 2018

Manchetes Socioambientais: Índios reafirmam exigência de revogação de parecer que inviabiliza demarcações

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agricultura, Agrotóxicos, Amazônia, Biodiversidade, Caatinga, Cidades, Desmatamento, Energia, Ferrogrão, Garimpo, Licenciamento Ambiental, Mineração, Oceanos, Política Socioambiental, Povos Indígenas, Unidades de Conservação
Ano 18
02/05/2018

 

Direto do ISA

 
  Em reunião com lideranças, órgãos do governo comprometeram-se a responder questionamentos e reativar Conselho Nacional de Política Indigenista - Direto do ISA, 27/4.
  Tarcísio Gomes de Freitas, representante do Governo Federal, afirmou que para atrair investidores privados, o governo está disposto a assumir a responsabilidade sobre os custos socioambientais do empreendimento que superem um teto pré estabelecido - Direto do ISA, 2/5.
  
 

Povos Indígenas

 
  “A ideia de que o Xingu é um paraíso, um local para ser preservado, é ótima. Mas o que a sociedade e os governantes fazem para manter esse paraíso?”, questiona Kayatê Wareaiup, 41 anos da etnia Kawaiwete, também conhecidos por Kaiabi. Para ele não é possível falar sobre vida no Xingu sem falar de política. O seu povo é um dos 16 que habitam o que chamam de "ilha de floresta", também conhecido por Território Indígena do Xingu, que fica no Mato Grosso, o segundo estado no ranking do desmatamento do país e o campeão na produção de grãos - Repórter Brasil, 26/4, Especial.
  De grupos de vigilantes que expulsam madeireiros a tentativas frustradas de vender crédito carbono, indígenas criam diferentes táticas para proteger a floresta. Ao assumir a função do Estado, colocam a vida em risco em batalhas de forças desiguais. Conheça as estratégias dos povos que assumiram a frente contra o desmatamento. Confira algumas dessas histórias de resistência - Repórter Brasil, 26/4, Especial.
  O Ibama informou nesta segunda-feira (30) que apreendeu 7.387 toras de madeira, o equivalente a cerca de 15 mil metros cúbicos, extraídas ilegalmente da Terra Indígena Pirititi, na região Sul de Roraima. É a maior apreensão registrada no estado, segundo a instituição - G1/RR, 30/4.
  
 

Licenciamento Ambiental

 
  Atividades de mineração em unidades de conservação, terras indígenas ou mais de um Estado só podem ser licenciadas pelo órgão ambiental federal - MPF, 27/4.
  
 

Unidades de Conservação

 
  A cena de um urso polar angustiado, ilhado num iceberg cada vez menor - imagem símbolo do impacto do aquecimento global -, poderá se reproduzir com cenário e vítimas diferentes no ponto mais alto do Brasil: o Pico da Neblina, no Amazonas. - BBC, 28/4.
  
 

Amazônia

 
  A era do 'big brother' chegou de vez à Amazônia. Cientistas registraram no mês passado as primeira imagens e sons da biodiversidade amazônica captados por uma rede de câmeras e microfones escondidos na selva da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a 600 quilômetros de Manaus. Chamado Providence, o projeto é uma tentativa de automatizar e acelerar o processo de monitoramento da fauna brasileira, por meio de equipamentos de áudio e vídeo capazes de detectar e identificar espécies por conta própria, em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana - OESP, 1/5, Metrópole, p.A13.
  
 

Aquecimento global

 
  Solo descongela e causa infiltração em deposito de Svalbard, na Noruega, que guarda próximo ao polo Norte 1 milhão de amostras de 73 bancos genéticos para garantir o futuro da agricultura - FSP, 1/5, Ambiente, p.B4 e B5.
  
 

Agrotóxicos

 
  A bancada ruralista na Câmara dos Deputados apresentou, na última terça-feira (24), relatório que derruba restrições à aprovação e uso dos agrotóxicos no Brasil, incluindo os mais perigosos, que tenham características teratogênicas - causadoras de anomalias no útero e malformação no feto -, cancerígenas ou mutagênicas. O texto, assinado pelo deputado Luiz Nishimori (PR-PR), altera toda a legislação relativa a agrotóxicos --que passa a ser chamado de "produto fitossanitário"-, criando um rito bem mais sumário para a aprovação de novos pesticidas - FSP, 28/4, Agrofolha, p.A24.
  A União Europeia decidiu na manhã desta sexta-feira (27) proibir o uso de três dos inseticidas mais comuns na agricultura: imidacloprid e clotianidina, da Bayer, e tiametoxam, da Syngenta. Esses produtos já eram restritos desde 2013 em parte das colheitas europeias, mas o veto agora é a qualquer uso externo. Os inseticidas de tipo neonicotinoide --derivados da nicotina, daí o nome —só poderão ser utilizados dentro de estufas fechadas a partir do fim do ano - FSP, 28/4, Agrofolha, p.A24.
  
 

Energia

 
  "A proposta de abandonar as grandes barragens é realista. Mas, para isso, o governo deverá adotar ações concretas: como, por exemplo, um decreto presidencial que realinhe o Plano Nacional de Energia e a Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil no acordo global do clima, ainda montados sobre forte expansão hidrelétrica. É preciso reverter decisões que impactam comunidades na Amazônia, como o decreto presidencial de 2010 que reduziu mais de 75 mil hectares de áreas protegidas para reservatórios então previstos no Tapajós. Também são urgentes a demarcação da terra indígena Sawre Muybu, dos índios Munduruku, e o registro da Kayabi, no Rio Teles Pires", artigo de Sérgio Guimarães e Joílson Costauhe - O Globo, 28/4, Opinião, p.15.
  
 

Geral

 
  "Pesquisa realizada com 3.000 brasileiros reafirma alertas sobre os principais problemas ambientais das cinco regiões do país. Eles requerem urgência no seu tratamento, aliada a uma visão de longo prazo", artigo de Brenda Brito e Natalie Unterstell FSP, 30/4, Opinião, p.A3.
  Orçamento de R$ 66,8 milhões da empresa estatal para pesquisa e inovação é mais baixo do que o de alguns grupos privados. A Embrapa comemorou 45 anos, na semana passada, enfrentando as maiores críticas de sua história - OESP, 29/4, Economia, p.B6.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário