terça-feira, 8 de maio de 2018

“O ruralista está acabando com a gente”, diz Yanuke Waurá

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Água, Belo Monte, Clima, Desmatamento, Licenciamento Ambiental, Oceanos, Pantanal, Política Socioambiental, Povos Indígenas, Quilombolas
Ano 18
08/05/2018

 

Povos Indígenas

 
  Os povos que se autodenominam Waurá, falantes da língua Maipure da família Aruak, vivem nas proximidades da lagoa Piyulaga (em português significa “lugar de pescar” e é também nome da principal aldeia), na região do baixo rio Batovi, no Parque Indígena do Xingu, no sudoeste do Mato Grosso - Amazônia Real, 7/5.
  O Ministério Público Federal encaminhou notificação a órgãos públicos para recomendar que seja contínuo o combate à extração ilegal de ouro nas terras indígenas Munduruku, no Pará. Nessas áreas – e em especial na Terra Indígena (TI) que leva o nome da etnia, no sudoeste do estado – a invasão de garimpeiros ilegais é crescente e violenta, destaca o documento MPF, 7/5.
  Documento produzido com grupos de trabalho indica ainda os principais desafios na implementação dos direitos desses povos. A Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF) divulgou nesta segunda-feira (7) carta elaborada durante o encontro de grupos de trabalho do órgão colegiado com as principais demandas dessas populações. O documento elenca 31 pontos, sendo em grande parte indicando as necessidades de avanços na garantia de direitos de minorias étnicas. A iniciativa integra a programação do #ABRILindígena e conta com a assinatura de 49 especialistas, entre membros do MPF e antropólogos MPF, 7/5.
  Defesa foi realizada na aldeia indígena Wagopakoh. Gamalonô é o primeiro indígena da Região Norte a concluir a pós-graduação baseada na educação e cultura do povo Paiter Suruí - G1/Cacoal e Zona da Mata, 6/5.
  Índios da etnia Nhambikwara cobram melhorias no atendimento de saúde e nas estradas das aldeias. Trecho da rodovia em Comodoro está fechado desde sexta-feira (4) - G1/MT, 7/5.
  
 

Licenciamento Ambiental

 
  A Câmara dos Deputados e o Senado Federal analisam diferentes propostas de criação de uma lei geral para o licenciamento ambiental. O processo de emissão de licenças ambientais é obrigatório para empreendimentos e atividades econômicas que possam causar danos ao meio ambiente e a terras pertencentes a comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas. Agência Brasil, 8/5.
  
 

Agrotóxicos

 
  O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, de acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Há quem ache pouco. A bancada ruralista quer aprovar um projeto de lei que afrouxa o controle sobre o uso de pesticidas. O texto deve ser votado hoje por uma comissão especial da Câmara. A proposta original é do senador Blairo Maggi, velho adversário dos ambientalistas e atual ministro da Agricultura. Foi atualizada pelo deputado Luiz Nishimori, também filiado ao PR. Eles pregam o desmanche da Lei do Agrotóxico, que tacham de “defasada” e “obsoleta” - O Globo, 8/5, Página 2, p.2.
  
 

Desmatamento

 
  O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta segunda-feira (7), em Cuiabá, no Mato Grosso, a Mobilização Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal. A iniciativa busca reduzir de forma contínua a perda de vegetação nativa por meio de ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais, poderes judiciário e legislativo, setor privado e a sociedade civil organizada - MMA, 7/5.
  
 

Clima

 
  Pesquisadores quantificam pela primeira vez pegada climática global do setor de viagens e descobrem que o turismo emite 8% do carbono do mundo; Brasil tem sexta maior participação - Observatório do Clima, 7/5.cli
  Foram 49 mortes, que se somaram às 66 vítimas de outro incêndio quatro meses antes. Muitos em Portugal associam os fogos à mudança climática causada pelo aquecimento global, mas, antes de tudo, criticam o despreparo das autoridades para lidar com a emergência - FSP, 8/5, Ambiente, p.B7 a B9.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário