A Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem um número de importantes funções no corpo humano, particularmente no controle de níveis da glicemia e impedimento de hiperglicemia. Igualmente tem um efeito em diversas outras áreas do corpo, incluindo a síntese dos lipídios e o regulamento de atividade enzimática.
Como a Insulina trabalha?
Imagem Copyright: Designua, IDENTIFICAÇÃO da Imagem: 283557914 através de Shutterstock.com
Insulina e Processos Metabólicos
O papel mais importante da insulina no corpo humano é sua interação com a glicose para permitir que as pilhas* do corpo usem a glicose como a energia. O pâncreas produz geralmente mais insulina em resposta a um ponto no nível do açúcar no sangue, por exemplo após ter comido uma refeição rica em energia. Isto é porque a insulina atua como uma “chave” para abrir as pilhas no corpo e permite que a glicose seja usada como uma fonte de energia. Adicionalmente, quando há adicional a glicose na circulação sanguínea, conhecida como a hiperglicemia, a insulina incentiva o armazenamento da glicose como o glicogênio no fígado, no músculo e nas pilhas gordas. Estes acúmulos podem então ser usadas em um outro dia quando as exigências de energia são mais altas. Em conseqüência disto, há menos insulina na circulação sanguínea, e os níveis normais da glicemia são restaurados. A Insulina estimula a síntese do glicogênio no fígado, mas quando o fígado é saturado com glicogênio, um caminho alternativo toma-se sobre ele. Isto envolve a tomada da glicose adicional no tecido adiposo, conduzindo à síntese das lipoproteína.
Efeito da Insulina na tomada da glicose
Imagem Copyright: Media Médicos de Alila, IDENTIFICAÇÃO da Imagem: 114645271 através de Shutterstock.com
Resultados Sem Insulina
Na ausência da insulina, o corpo não pode utilizar a glicose como a energia nas pilhas. Em conseqüência, a glicose permanece na circulação sanguínea e pode conduzir ao açúcar no sangue alto, conhecido como a hiperglicemia. A hiperglicemia Crônica é característica do diabetes mellitus e, se não tratada, é associada com as complicações severas, tais como dano ao sistema nervoso, aos olhos, aos rins e às extremidades.Em casos severos, a falta da insulina e a capacidade reduzida de usar a glicose como uma fonte de energia podem conduzir a uma dependência de reservas de gorduras como a única fonte de energia. A divisão destas gorduras pode liberar cetonas na circulação sanguínea, que pode conduzir a uma condição séria chamada ketoacidosis.
Outras Funções da Insulina
Além do que o regulamento da glicose, a insulina igualmente desempenha um papel em outras áreas do corpo. Pode estar envolvida em todas as funções a seguir:- Alterar a atividade das enzimas e as reações resultantes no corpo.
- Reconstroem os músculos depois de doença ou de ferimentos através do transporte dos ácidos aminados ao tecido do músculo, que é exigido para reparar dano muscular e para aumentar o tamanho e a força. Ajuda a regular a tomada dos ácidos aminados, da réplica do ADN e da síntese das proteínas.
- Controla a síntese dos lipídios pela tomada nas pilhas gordas, que são convertidas aos triglicérides.
- Controla a divisão ou a proteína e os lipídios devido às mudanças em pilhas gordas.
- Tomada dos ácidos aminados e do potássio nas pilhas que não podem ocorrer na ausência da insulina.
- Controla a excreção do sódio e do volume fluido na urina.
- A aprendizagem melhora e a memória do cérebro funcionam.
*Pilhas:
As pilhas são os elementos de estrutura básicas de todas as coisas vivas O corpo humano é composto de trilhões de pilhas que fornecem a estrutura para o corpo, recolhem nutrientes do alimento, convertem aqueles nutrientes em energia, e realizam funções metabólicas especializadas.
Para saber mais:
https://www.news-medical.net/.../Insulins-role-in-the-human-body-(Portuguese).aspx
jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/qual-a-funcao-da-insulina-no-organismo/
https://www.bd.com/brasil/diabetes/main.aspx?cat=19151&id=19394
www.maisequilibrio.com.br/nutricao/insulina-e-o-hormonio-da-saude-2-1-1-518.html
https://www.portaleducacao.com.br › Home › Artigos › Enfermagem
www.sodetox.com.br › Doenças
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário