segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Da floresta para a merenda

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Cidades, Clima, Energia, Livros, Mineração, Pescadores, Produtos da Floresta, Povos Indígenas, Questão Agrária
Ano 17
15/01/2018

 

Direto do ISA

 
  Oficinas com merendeiras de municípios do Xingu no entorno de Altamira impulsionam o conhecimento sobre a farinha de babaçu, com novas receitas, usos e valorização dos produtos da floresta - ISA, 15/1.
  
 

Amazônia

 
  Mineradores ilegais arriscam a vida na extração de ouro com mercúrio. Além de poluir o ambiente, o mercúrio causa danos nos rins, pulmões e neurológicos. O crescimento da mineração provocado pelo projeto do Arco Mineiro também levou a uma epidemia de malária na Venezuela. Em 2016 foram 240 mil contaminações no país, um número 76% maior que o do ano anterior, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Três em cada quatro casos foram registrados no estado de Bolívar, que faz fronteira com o Brasil - FSP, 15/01, Ciência, p.B6.
  A destruição de 110 mil quilômetros quadrados de florestas no maior projeto de mineração da Venezuela - InfoAmazonia, 15/01.
  
 

Biodiversidade

 
  Um caso misterioso de origem de espécies finalmente foi elucidado por pesquisadores do Brasil e do Canadá. Análises de DNA e das propriedades ópticas das penas revelaram que o dançador-de-coroa-dourada (Lepidothrix vilasboasi), pássaro que só existe no Pará, é uma ave híbrida, que surgiu da mistura de outras duas espécies há mais de 150 mil anos. Casos como esses são raríssimos –existem apenas quatro espécies de aves de origem híbrida confirmadas no mundo todo, e o passarinho paraense é o primeiro do tipo no Brasil FSP, 13/01, Ciência, p.B7.
  A tragédia que emudece a Mata Atlântica chegou ao Estado do Rio. Após calar, no verão passado, as florestas de Minas Gerais e do Espírito Santo ao dizimar bugios, os macacos cantores, a febre amarela é apontada agora como a provável razão para o silêncio em que mergulharam as áreas verdes fluminenses, onde foi confirmada a circulação do vírus. Na Reserva Biológica do Tinguá, na Baixada Fluminense, o bugio já não canta mais, sinal do impacto da doença sobre o meio ambienteO Globo, 14/01, Rio, p.11.
  
 

Geral

 
  Nas condições atuais, a temperatura mundial se elevará 1,5°C até 2040. A outra opção seria uma ação urgente, segundo um rascunho do grupo de especialistas da ONU ao qual a Agência France Presse teve acesso. O relatório, encomendado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU, será apresentado no segundo semestre de 2018. O texto ainda pode ser modificado - FSP, 13/01, Ciência, p.B7.
  Pequeno, degradado, mas de grande importância histórica, ambiental e cultural, o Carioca, considerado o primeiro provedor de água potável do Rio, será precursor também ao virar patrimônio do estado. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) espera concluir o processo de tombamento este mês. "Com a medida, será possível cobrar, com mais vigor, sua despoluição e sua valorização em todos os sentidos", diz Marcus Monteiro, presidente do Inepac O Globo, 14/01, Rio, p.14.
  Foram 40 anos explorando o sertão brasileiro. Neste período, o marechal Cândido Rondon percorreu mais de 100 mil quilômetros, o equivalente a 2,5 voltas ao redor da Terra. No livro “Rondon: inventários do Brasil 1900-1930”, historiadoras examinam o papel de Rondon na proteção da cultura indígena e das fronteiras do país - O Globo, 15/01, Sociedade, p.39.
  "Sem dúvida, o maior uso do biocombustível favorecerá a descarbonização do setor de transporte – um dos principais poluidores da matriz energética brasileira – e vai ao encontro das Nationally Determined Contributions (NDCs) firmadas no Acordo de Paris em 2015 (COP21). Mas é bom ter em mente que ainda resta uma estrada a percorrer, que é a regulamentação da lei. Uma regulamentação mal feita poderá comprometer o sucesso do RenovaBio", artigo de Adriano Pires - OESP, 13/01, Economia, p.B2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário