A biopirataria é a apropriação ilegal ou exploração de recursos, espécies da fauna & flora e do conhecimento das comunidades nativas (comunidades tradicionais indígenas, na sua maioria), e se estendem por todo mundo, espécies raras, membros e partes de espécies (patas, caudas, presas, chifres, peles, penas) são comercializadas indiscriminadamente, e de forma precária, pois 80% dos animais morrem no transporte ilegal...
Países com maior diversidade de espécies são alvos dessa prática, e o Brasil sempre esteve entre os primeiros.
Na imagem abaixo, numa apreensão ocorrida em 2015 na Indonésia, toda essa prática cruel e estressante, desde a captura e de se introduzi-las em garrafas plásticas para o transporte de contrabando, essas Cacatuas de crista amarela (Cacatua galerita), das aves que sobreviveram, certamente sofreram sequelas.
Não adquirir animais de procedência duvidosa, ou melhor, não adquirir animais silvestres e seus derivados, é a única solução para salvar as espécies vitimas de biopirataria, pois sem compra não há venda.
Tão culpados quanto os traficantes são as pessoas que adquirem esses animais.
Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.
A polícia da Indonésia interceptou uma carga que continha várias garrafas pet de água mineral. Dentro delas, dezenas de cacatuas de crista amarela, uma espécie ameaçada. O destino seria o mercado externo.
para saber mais:
http://www.infoescola.com/biologia/biopirataria/
http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/biopirataria.htm
http://www.amazonlink.org/biopirataria/
http://blogs.oglobo.globo.com/pagenotfound/post/cacatuas-sao-contrabandeadas-em-garrafas-pet-566072.html
https://noticias.terra.com.br/mundo/asia/trafico-de-passaros-cacatuas-sao-presas-e-traficadas-em-garrafas-na-indonesia,4342b7d2de4a71507f9fc5468c41b990d3cmRCRD.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário