sábado, 21 de janeiro de 2017

Estamos saindo da última era glacial, período geológico em que todos os hemisférios do planeta Terra permaneceram em baixas temperaturas, predominando o gelo em sua superfície. 

A evidência cientifica  é baseada nas geleiras da chamada criosfera, remanescentes da era do gelo, que atualmente representam 10% do planeta (polos norte e sul, Andes, Alpes e Himalaias), e, conforme o ciclo,  estão  lentamente derretendo e em consequência o nível do mar está subindo. 

O ciclo natural é lento, porém, as atividades humanas na emissão de gases efeito estufa contribuem para o aquecimento da atmosfera terrestre, acelerando processo de degelo. 

Com o decorrer do tempo, cidades ao nível do mar serão tomadas pelas marés,  algumas espécies terão que se adaptar ou migrar, outras irão padecer e perecerão devido às consequências das mudanças climáticas. 

Isto não é mais teoria, é fato.

Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.

Para saber mais:
http://www.natgeotv.com/pt/ameaca-degelo/factos
http://www.revistaplaneta.com.br/degelo-silencioso/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/como-foi-ultima-era-gelo-692311.shtml

Greenpeace Brasil com Micheline Maria.

O Ártico é como o ar-condicionado do planeta Terra. A cor branca do gelo reflete a luz solar reenviando o calor de volta para o espaço. O aquecimento global é responsável pelo derretimento deste gelo, revelando um mar escuro de águas gélidas que absorvem a luz do sol, aumentando ainda mais a temperatura do planeta. Assine e Salve o Ártico: http://on.fb.me/SjHPC1

Nenhum comentário:

Postar um comentário