domingo, 25 de junho de 2017

Cardiopatia Congênita - Síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SHCE)

Na Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo, a maioria das estruturas no lado esquerdo do coração são muito pequenas e pouco desenvolvidas (hipoplasia) para fornecer o fluxo de sangue suficiente para as necessidades do corpo.

O defeito mais crítico na SHCE é o ventrículo esquerdo pequeno, que precisa ser suficientemente grande e forte o suficiente para bombear o sangue para fora do corpo. Se for muito pequena, ela simplesmente não pode funcionar de forma eficaz.
Outras estruturas do coração esquerdo também podem ser subdesenvolvidas em graus variados, incluindo:
A válvula mitral, que controla o fluxo de sangue entre o átrio esquerdo eo ventrículo esquerdo, no coração
Da valva aórtica, que regula o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo ou câmara de bombeamento principal para a aorta
Da aorta, a maior artéria do corpo, que fornece sangue oxigenado para o corpo e é uma das duas grandes artérias no coração Na SHCE, apesar da gravidade do defeito cardíaco, o feto ou recém-nascido é capaz de sobreviver devido a dois "buracos no coração" que ocorrem naturalmente, e permitem a comunicação de sangue entre os lados esquerdo e direito do coração. Estes são os:
  1. Persistência do canal arterial (PCA) : um vaso sanguíneo (do canal arterial) que liga as duas grandes artérias (a aorta e a artéria pulmonar) e, geralmente, fecha logo após o nascimento. Enquanto o canal permanece aberto (patente), o sangue pode passar do ventrículo direito e artéria pulmonar à aorta e do corpo, permitindo um pouco de sangue rico em oxigênio a circular.

  1. Forame oval patente (FOP): O forame oval é uma pequena abertura entre os átrios direito e esquerdo, normalmente presentes no útero, mas que normalmente fecha após o nascimento. Com SHCE, é importante que o foramen ovale permanecer aberta (patente), pois esta permite que o sangue retornando dos pulmões para cruzar a partir do átrio esquerdo para o átrio direito e para fora do corpo através do ventrículo direito e artéria pulmonar.
Na SHCE, o sangue que retorna para o átrio direito dos pulmões deve passar pelo PFO para chegar ao lado direito do coração. O ventrículo direito deve, então, fazer "o dever dobro" de bombeamento de sangue para os pulmões através da artéria pulmonar e para o corpo através do PDA.
Uma vez que o PDA começa a fechar (uma ocorrência natural), o bebê vai se tornar extremamente doente (entrar em "choque") devido à falta de fornecimento de sangue para o corpo. Neste ponto, o tratamento é necessário para que o bebê sobreviver.
diagnóstico pode ser feito pré-natal, ou fetal: feito por ultra-som fetal. Quando você faz o seu ultra-som de rotina fetal, o médico deve ser capaz de identificar:
  • Um coração de quatro câmaras
  • Duas válvulas de entrar no coração
  • Duas válvulas e vasos sanguíneos de sair do coração
SHCE pode ser diagnosticada pelo ultra-som fetal quando a pessoa realizar o ultra-som nota-se que as estruturas cardíacas esquerdas são pequenas.
Diagnóstico pós-natal: Se SHCE não foi diagnosticada no pré-natal, SHCE é normalmente diagnosticada depois que o bebê recém-nascido mostra sinais de aflição. Um diagnóstico de SHCE através de ultra-som cardíaco pré-natal permite-nos planejar para o tratamento de seu recém-nascido imediatamente após o parto. A equipe médica da família e deve planejar para entrega em, ou ao lado, um centro cardíaco que está equipado para cuidar do recém-nascido, tais como:
  • Um hospital infantil ou maternidade  ligado com serviços neonatal e pediátrica cardíaca
Na primeira, um recém-nascido com SHCE pode parecer normal. Mas os sintomas geralmente se desenvolvem nas primeiras horas ou dias de vida. Falta de fluxo sangüíneo vital faz com que o bebê entrar em choque profundo, colocando em risco o cérebro, fígado, rins e outros órgãos vitais. Os sintomas podem incluir:
  • Respiração rápida ou falta de ar
  • Batimentos cardíacos rápidos ou o coração batendo
  • Pouca aceitação da amamentação e alimentação
  • Extremidades frias (má perfusão)
  • Cor azul da pele, lábios e leito ungueal ( cianose )
  • Letargia
O tratamento é por intervenção cardíaca fetal: Um pequeno número de fetos com diagnóstico pré-natal SHCE podem beneficiar de intervenção fetal, ou neonatal.
Cuidados intensivos pediátricos.

Para saber mais::

Por Change.org e Tatiana Oliveira
Este é um pedido de socorro de uma família desesperada!
Esse na foto é o Guilherme, que nasceu no dia 3 de maio no hospital da mulher. Ele nasceu com uma má formação congênita que se chama Síndrome da hipoplasia do coração esquerdo, onde a criança precisa fazer cirurgia com 72 horas de nascido.
Nosso bebê Gui ainda está na fila de espera do hospital, em uma central de vagas. Acionamos uma advogada, que entrou com uma ação judicial onde o juiz deu uma liminar para que fosse feita a cirurgia, mas o Estado se nega a transferir a criança para um hospital adequado para fazer essa cirurgia alegando falta de vagas.
Mas, e aí, vamos deixar a criança morrer? Acionamos as redes sociais e os meios de comunicação como jornais, rádios e reportagens. Estamos na batalha, mas, até o momento, sem novidades.
O tempo está passando e o pequeno Gui cada vez mais fraco e debilitado. Assine e ajude a salvar a vida do nosso guerreiro! Seremos gratos o resto de nossas vidas! Vamos fazer até o impossível para salvar nosso pequeno!
Tatiana Oliveira
Ainda precisamos de 2.914 assinaturas! Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, Ajude a salvar o Gui!
RICARDO HISAMOTO ACABA DE ASSINAR ESTE ABAIXO-ASSI...

Professor Ricardo Hisamoto - Biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário