terça-feira, 28 de novembro de 2017

Desmatamento cai no Xingu, mas temos o que comemorar?

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Bacia do Xingu, Biodiversidade, Cerrado, Energia, Mudanças Climáticas, Pecuária, Povos Indígenas, Produtos da Floresta, Sustentabilidade, UCs
Ano 17
28/11/2017

 

Direto do ISA

 
  Apesar da queda, avanço do desmatamento em áreas protegidas é preocupante. Monitoramento registrou aumento de 67% em Terras Indígenas na Bacia do Rio Xingu - Blog do Xingu/ISA, 27/11.
  Combinações de sabores marcaram evento Presentes da Floresta – Descubra suas Origens realizado no sábado, 25/11; cestas de Natal continuam à venda no Box Amazônia e Mata Atlântica do mercado Direto do ISA, 27/11
  
 

Amazônia

 
  Apesar de todo o potencial turístico, a Amazônia ainda tem sérias dificuldades de colocar em prática estratégias para desenvolver essa atividade. A capacitação de famílias ribeirinhas para um turismo de base comunitária, a superação das dificuldades de logística impostas pela floresta e a obtenção de financiamento público e privado estão entre os principais desafios para desenvolver um turismo sustentável na Amazônia - sustentável não só do ponto de vista ambiental, mas também econômicoFSP Online, 27/11.
  O diagnóstico duro foi unanimidade entre os participantes da mesa sobre urbanização, parte do seminário O Futuro da Amazônia, realizado na capital amazonense. Na avaliação de Reinaldo Corrêa Costa, do Inpa, o resultado da histórica falta de planejamento de Manaus é uma cidade insalubre, com alta ocorrência de doenças. Costa acredita que a solução passa pela "setorização da cidade" por temas, com o envolvimento de profissionais e sob a coordenação dos poderes públicosFSP Online, 27/11.
  O Estado do Amazonas explora pouco sua natureza e recursos naturais, devido à grande dependência financeira que criou em relação à Zona Franca de Manaus. As afirmações foram feitas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, no seminário O Futuro da Amazônia. "Podíamos ser uma super Costa Rica, que vive exclusivamente da sua natureza, biodiversidade e do ecoturismo" - FSP Online, 27/11.
  
 

Geral

 
  Mesmo sem ser anunciado pré-candidato oficial à Presidência da República em 2018, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin já começa a testar discursos e enumerar prioridades. Para o Nordeste, região que visitou semana passada, o tucano definiu a questão da água como peça-chave de um eventual plano de governo, que pode incluir até a proposta de uma nova transposição, desta vez do Rio Tocantins para o Rio São Francisco - OESP, 27/11, Política, p.A8.
  A Grande Barreira de Coral da Austrália é um dos Patrimônios Mundiais da Unesco mais ameaçados pelas mudanças climáticas. Nos últimos anos, a imensa faixa de corais que se estende por 2.200 quilômetros da costa australiana vem sofrendo por um fenômeno conhecido como branqueamento, provocado pelo aquecimento e pela acidificação das águas. Para reverter o processo de destruição, pesquisadores da Universidade Southern Cross utilizaram, com sucesso, uma técnica de fertilização artificial e reimplante das larvas O Globo, 28/11, Sociedade, p.23.
  “A transformação da economia exigida na implementação do Acordo de Paris requer envolvimento forte do setor privado. Será o setor privado que fará funcionar o acordo, ou ele não funcionará”, disse o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, na abertura do Fórum Negócios Verde - Valor Econômico, 28/11, Brasil, p.A4.
  Em Geografia, a prova tratou de assuntos como o plástico descartado inadequadamente nos oceanos, a decisão do presidente americano Donald Trump de abandonar o Acordo de Paris - esforço internacional de combate às mudanças climáticas -, a revolução verde e o papel do Parque Indígena do Xingu para conter o desmatamento na região - OESP, 27/11, Metrópole, p.A14.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário