quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Índios ticuna criam milícia uniformizada no AM

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amianto, Desigualdade Social, Energia, Estradas, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, UCs
Ano 17
30/11/2017

 

Povos Indígenas

 
  Em Tabatinga (AM), índios ticuna decidiram organizar sua própria força de segurança em razão do vácuo de autoridades. A preocupação é com a violência entre jovens e a entrada de álcool e drogas em suas terras. Cerca de 40 homens e mulheres ticuna patrulham a região. Parecem uma força policial, mas são voluntários. A Polícia Militar (PM) diz não ter recursos para manter patrulhamento na área. Também alega que, por serem terras demarcadas, o trabalho deveria ser feito pela Polícia Federal. O Ministério Público Federal entrou com ação contra o Estado do Amazonas e a União em 2015, instando-os a resolver a questão. Uma liminar, que não tem sido cumprida, determinou a presença da PM na região FSP, 30/11, Poder, p.A8.
  
 

Estradas

 
  As concessionárias de rodovias federais vão pedir ao governo o adiamento, para 2028, da conclusão das obras de duplicação que estavam previstas para serem entregues em 2019. As empresas querem aproveitar uma brecha legal criada pelo próprio governo para negociar um novo cronograma - OESP, 30/11, Economia, p.B4.
  A concessionária mais adiantada na renegociação de prazo para realização de investimentos é a Rota do Oeste, que administra um trecho de 850,9 km da BR-163 em Mato Grosso. O contrato prevê a duplicação dos 453 km de pista simples da via. Até o momento, a empresa entregou 117 km. E, segundo informou, pretende diluir o restante do investimento ao longo de 14 anos - OESP, 30/11, Economia, p.B4.
  
 

Geral

 
  Sociedade civil protesta na Câmara contra proposta do governo de dar subsídio para multinacionais do petróleo fazerem a queima de estoque do pré-sal e botarem economia do país e futuro climático da humanidade em risco; Maia promete votar texto “de qualquer jeito” - Observatório do Clima, 30/11.
  Por 7 votos a 2, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) proibiram ontem a produção, a comercialização e o uso do amianto no Brasil. O componente é usado para produzir telhas e caixa d'água. O amianto oferece risco à saúde e ao ambiente - FSP, 30/11, Mercado, p.A28.
  No Brasil, o ganho médio do 1% mais rico equivale a 36 vezes o que ganha a metade mais pobre da população; a renda no Sudeste é 80% maior que a do Nordeste; milhares de crianças ainda são obrigadas a trabalhar. Os dados, divulgados ontem pelo IBGE, não deixam dúvida: a desigualdade segue uma batalha a ser vencida no país. E, para especialistas no tema, a partir da análise de uma série de indicadores, ela provavelmente se aprofundou no ano passado - Valor Econômico, 30/11, Especial, p.A14; OESP, 30/11, Economia, p.B9; O Globo, 30/11, Eonomia, p.25.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário