sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Yanomami lançam livros que fortalecem suas línguas

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Energia, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Questão Agrária, Trabalho Escravo, UCs
Ano 17
17/11/2017

 

Direto do ISA

 
  Professores e pesquisadores yanomami acabam de lançar de seis novos livros, ampliando a circulação de seus conhecimentos tradicionais nas aldeias e fortalecendo a circulação da escrita nas línguas yanomae, yanomama e sanöma - Blog do Rio Negro/ISA, 17/11.
  Grupo de Trabalho para reconhecimento do território Gamela, ampliação de UCs em Roraima e nomeação dos aprovados em concurso de 2015 da Fundação Nacional do Índio (Funai). Saiba mais sobre esses e outros destaques da semana - Blog do Monitoramento/ISA, 17/11.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou ontem novos planos para o combate às mudanças climáticas, na plenária principal da Conferência do Clima da ONU. Um deles é o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, que dá as diretrizes para a recuperação de 12 milhões de hectares. O outro é um projeto de lei enviado ao Congresso, estabelecendo uma nova política nacional de biocombustíveis, o RenovaBio - OESP, 17/11, Metrópole, p.A15.
  A conferência do clima da ONU deve terminar neste fim de semana em Bonn, na Alemanha, com textos técnicos de muitas páginas sobre as regras do Acordo de Paris, que terão que ser enxugados em 2018 e aprovados na próxima conferência, na Polônia. A CoP-23 entregará o que se esperava dela. O planeta, contudo, está bem longe de cumprir a meta de limitar o aquecimento global. Segundo a ONU, os cortes de emissões descritos nas promessas feitas pelos países representam apenas um terço da redução necessária - Valor Econômico, 17/11, Internacional, p.A9
  
 

Questão Agrária

 
  "Foi relegado a terceiro plano pelo governo Temer o projeto de lei que a Casa Civil montou no começo do ano para flexibilizar as regras para compra e arrendamento de terras por estrangeiros. Pelo que se apurou, não é o setor florestal o maior empecilho para o avanço da medida. E sim grandes ruralistas, principalmente o ministro Blairo Maggi. Outros fazendeiros, entretanto, hoje descapitalizados, brigam pela aprovação da lei", coluna de Sonia Racy OESP, 17/11, Direto da Fonte, p.C2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário