terça-feira, 21 de novembro de 2017

Quilombolas exigem leis adequadas à sua realidade produtiva

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Água, Amazônia, Biodiversidade, Código Florestal, Extrativistas, Mineração, Mudanças Climáticas, ODM, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs
Ano 17
21/11/2017

 

Direto do ISA

 
  Com dificuldades para comercializar produção, comunidades do Vale do Ribeira se unem a movimentos que defendem o fazer artesanal e pedem regras que valorizem seu conhecimento e modo de vida tradicional - Direto do ISA, 17/11.
  Associações extrativistas e ISA trabalham pela inserção da farinha de babaçu em escolas na região do Médio Xingu; Bela Gil e Alex Atala testaram e aprovaram receitas - Direto do ISA, 17/11.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que reuniu delegações de mais de 190 países, teve duas semanas de brigas para evitar retrocessos nos compromissos para redução de emissões e financiamento das ações climáticas, sobrando pouco espaço para conquistas. A COP-23 reviveu as tensões entre os países em desenvolvimento e o bloco dos desenvolvidos. As negociações mais duras acabaram ficando para a COP do ano que vem, na Polônia FSP, 19/11, Ciência, p.B7; O Globo, 18/11, Sociedade, p.29; OESP, 18/11, Metrópole, p.A20.
  Nascida na Terra Indígena Arariboia (MA), Sônia Bone Guajajara, porta-voz das comunidades indígenas brasileiras, foi à Conferência do Clima, na Alemanha, pedir o boicote a produtos produzidos em áreas onde há conflitos indígenas no Brasil - de chocolate a calçados, de soja a mineração. "Não é a minha voz que está ali, é a voz de muita gente que paga, muitas vezes com a própria vida, para manter em pé as florestas que garantem a água e o equilíbrio climático para o planeta. Ali onde tem floresta também tem gente que briga para que as matas não sejam derrubadas. Não é só nossa cultura e nosso modo de vida que está em jogo. É a vida de todo mundo", diz Sônia - O Globo, 18/11, Sociedade, p.29.
  "Medida provisória amplia incentivos a petróleo e gás natural num momento em que os países debatem como reduzir impacto sobre o clima. Seja por razões financeiras, seja pelo impacto ambiental, seria desejável que as decisões acerca do pré-sal se fizessem acompanhar de debate mais cuidadoso e profundo sobre como utilizá-lo no melhor interesse do país -que afinal conta também com enorme potencial para fontes alternativas de energia", editorial - FSP, 18/11, Editoriais, p.A2.
  
 

Geral

 
  Famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, operada pela mineradora Samarco, passarão a ter assessoria técnica de organizações de sua escolha para participarem dos processos de reparação social ao longo da Bacia do Rio Doce. O Ministério Público Federal de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado anunciaram na sexta-feira (17) um complemento a um acordo assinado em janeiro com a Samarco e suas controladoras, a Vale e a BHP Billiton, que prevê a contratação dessas assessorias aos atingidos FSP, 18/11, Cotidiano, p.B5.
  Principal atividade econômica e turística de Guaíra (PR), o parque das Sete Quedas, com 19 saltos d’água, deu lugar ao lago da hidrelétrica de Itaipu. O acontecimento arrasou a economia local, dependente do turismo, e teve como consequência o encolhimento da cidade nas décadas seguintes. Passados 35 anos, Guaíra ainda tenta se reerguer. Hotéis e restaurantes faliram, lojas fecharam, e muitos habitantes migraram para outras localidades. A população da cidade, segundo moradores, chegava a dobrar em finais de semana devido ao turismo - FSP, 21/11, Cotidiano, p.B6.
  No último período de seca, a região de Lagoa da Confusão (TO), fez jus a seu nome. Depois de três anos de forte estiagem, o estresse hídrico virou estresse social e moradores e produtores agrícolas se desentenderam. Produtores brigam entre si pela água, enquanto algumas cidades afirmam ter dificuldade na captação para consumo humano. O Ministério Público e a sociedade civil questionaram os produtores judicialmente - OESP, 21/11, Economia, p.B7
  Sequenciar o genoma de toda a vida na Terra. Este é o objetivo do Earth Biogenome, um ambicioso projeto multibilionário previsto para ter início em 2018. A ideia é montar uma rede global de colaboradores para a coleta de amostras de todas as espécies eucarióticas do planeta - com células que possuem núcleo, dos reinos Animalia, Plantae, Fungi, Protista e Chromista -, que serão analisadas com as mais modernas técnicas de sequenciamento. O cronograma prevê que, num prazo de dez anos, seja construída uma grande biblioteca genômica, a "Arca de Noé" do terceiro milênio - O Globo, 19/11, Sociedade, p.43
  O MPF entrou no último mês com 757 ações contra pessoas físicas e jurídicas que desmataram mais de 60 hectares na região da Amazônia Legal. No total, pede R$ 1,5 bilhão em indenizações. A ação coordenada envolveu 31 procuradores FSP, 21/11, Painel, p.A4.
  "É dos engenheiros que o mundo precisa para evitar a destruição da biodiversidade, a catástrofe climática e o alastramento da pobreza", afirma Jeffrey Sachs, duretor da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, em entrevista. À frente dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sachs tem se dedicado a descobrir como pôr em prática o compromisso firmado em 2015 por 193 membros da ONU. A missão precisa passar das mãos dos diplomatas para a dos engenheiros, segundo Sachs, porque o que falta são sistemas para operacionalizar o conhecimentoFSP, 21/11, Mundo, p.A14.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário