quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Livro sobre o Cogumelo Yanomami vence o Prêmio Jabuti

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Água, Amazônia, Mudanças Climáticas, Parques, Povos Indígenas, Política Socioambiental, Filmes, Livros
Ano 17
01/11/2017

 

Direto do ISA

 
  Obra editada pelo ISA vence a 59a. edição da premiação na categoria Gastronomia - Direto do ISA, 31/10.
  Organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, manifestação criticou redução do orçamento para meio ambiente prevista para 2018 - Direto do ISA, 1/11.
  
 

Amazônia

 
  Colniza, palco de massacre, lidera entre os municípios. Governador se comprometeu a eliminar desmatamento ilegal até 2020 - De Olho nos Ruralistas, 30/10.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  Relatório de órgão ambiental das Nações Unidas diz que ambição das metas do Acordo de Paris precisa subir imediatamente para que o mundo tenha chance de estabilizar temperatura em menos de 2°C - Observatório do Clima, 31/10.
  
 

Agrotóxicos

 
  Pesquisa do Greenpeace, realizada em grandes centros de distribuição em São Paulo e Brasília, analisou 50 amostras dos seguintes alimentos: arroz, feijão, café, banana -estes entre os produtos mais consumidos pelos brasileiros-, tomate, mamão, laranja, pimentão e couve. Entre as 50 amostras, 18 apresentavam irregularidades. Na maior parte delas (15), foram encontrados resíduos de agrotóxicos que não poderiam ser utilizados naquela cultura alimentar específica. Karen Friedrich, pesquisadora da Fiocruz, afirma que o uso de agrotóxicos em alimentos para os quais não foram liberados pode acarretar um consumo de resíduos acima do indicado -que ultrapassa a ingestão diária aceitável - FSP, 1/11, Ciência, p.B7.
  
 

Filmes

 
  Novidade desta edição da Mostra de Cinema de SP, que termina nesta quarta (1o.), os filmes em realidade virtual têm tido sessões em média 90% cheias, segundo dados da própria Mostra. Na Sessão Empatia há quatro filmes que se distinguem porque são relacionados a uma causa social. Estão nela, por exemplo, os únicos filmes brasileiros da programação: "Fogo na Floresta" e "Rio de Lama", ambos feitos por Tadeu Jungle. Enquanto o primeiro transporta o espectador para uma aldeia no Xingu e o faz testemunhar as queimadas na região, o outro destrincha o desastre ecológico de Mariana - FSP, 1/11, Ilustrada, p.C4.
  
 

Política Socioambiental

 
  O governo tolera as agressões à Amazônia e facilita as atividades predatórias para conseguir votos da bancada ruralista no Congresso. O desmonte das conquistas socioambientais, iniciado por Dilma e levado adiante por Temer, está inaugurando uma nova modalidade: o crime incentivado. O presidente Temer apresenta como um grande avanço e como ação ambiental inovadora uma velha conhecida, a anistia aos crimes ambientais. Concedendo desconto de 60% em multas, incentiva pessoas que destruíram florestas, roubaram madeiras de terras indígenas e unidades de conservação, contaminam rios e nascentes e praticaram biopirataria. Mais que uma ofensa à inteligência dos brasileiros, um presente de R$ 2,7 bilhões dado àqueles que infringem as leis ambientais", artigo de Marina Silva - Valor Econômico, 1/11, Opinião, p.A13.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário