Aos 59 anos, a Chimpanzé (Pan troglodytes) chamada Mama estava muito debilitada, fraca para comer ou beber, a primata não queria mais nada a não ser ficar sozinha.
Nascida no meio selvagem, por volta de 1957, Mama foi trazida para a Holanda em 1971. Ela morava no Royal Burgers’ Zoo em Arnhem, nos Países Baixos.
De acordo com seus tratadores e zoologistas, Mama era uma força da natureza. Ela rapidamente se estabeleceu como a matriarca dominante em sua colônia de chimpanzés, e era facilmente a mais famosa do zoológico.
Agora devido à sua idade, ela apenas ficava deitada em sua cama, recusando todo o tipo de comer e água. Mama sabia que seu fim estava perto… Mas, um homem importante na vida do animal, um professor biologista chamado Jan van Hooff, ainda tinha uma palavra a dizer.
Então, Van Hooff decidiu visitar sua querida amiga. Fraca e debilitada, Mama estava com dificuldades em perceber a presença de seu companheiro. Quando o homem falou em tons suaves e silenciosos, Mama começou a perceber o que estava acontecendo. “Mama”, sussurrou van Hooff, acariciando suavemente o frágil ombro e oferecendo-lhe algo para comer.
Havia algo familiar sobre o seu cheiro, o som de sua voz, e suas memórias vieram ao de cima…
Assista e esse momento emocionante no vídeo abaixo:
Sua boca se abriu com um enorme sorriso e ela falou, levantando o braço para a cabeça de seu amado professor. Os velhos amigos se abraçaram, deixando todo o mundo em lágrimas! A visita de Van Hooff foi mesmo a tempo, uma vez que Mama faleceu uma semana depois. O zoológico lamenta a perda do mais velho chimpanzé em cativeiro da Holanda.
Fonte: Liftable
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário